A NECESSIDADE DE UMA CIÊNCIA PSÍQUICA EM BUSCA DE UMA PERCEPÇÃO MELHOR DA REALIDADE - Capítulos I a III
A ciência do século XX e o seu acumulado não tornou melhor o homem, não resolveu o problema da dor, sua capacidade se prendeu ao estabelecimento de comodidades apenas. O homem anseia por mais, ele quer evoluir. Para tanto é necessário uma ciência psíquica. A Grande Síntese é obra do estudo desta ciência psíquica. O objetivo é a busca de uma verdade maior.
O caminho é o da intuição, único capaz de nos fazer vencer a dor e a morte. O caminho não pode ser apenas o da razão. Não há crítica à ciência e sim constatação de que doutrinas que objetivaram provar a matéria são limitadas à materialidade, não podendo, portanto perceber Deus, chegando mesmo a negar sua existência.
O método é comum a todos é o da intuição e o primeiro passo é não negá-la sistematicamente afirmando que só a razão existe. Se, por um lado a razão pode explicar mesmo que equivocadamente ou limitadamente a matéria, a intuição pode no fazer ver as necessidades e a satisfação das necessidades da alma. Se o método é comum a todos, os resultados diferem por que o método se aperfeiçoa cada vez mais, a medida em que nos tornamos melhores.
Uma nova compreensão do universo e do homem torna-se um síntese intuitiva, trata-se da dilatação da visão do espírito para a busca da essência de todas as coisas. Devemos, pois principiar-nos a aceitar a intuição como parte imanente do nosso espírito e cuidarmos do nosso aprimoramento moral.